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Arte: Tafulhar     José Eduardo Testahy dos Santos Júnior*             Fundado em 1941, pela professora Maria Es...

Rotas do Colégio São Gonçalo: Os Ônibus Que Marcaram a História do Transporte Brasileiro

Arte: Tafulhar
  José Eduardo Testahy dos Santos Júnior*


            Fundado em 1941, pela professora Maria Estephânia de Carvalho e pelo seu esposo Zeno Bellido de Carvalho, o Colégio São Gonçalo é sinônimo de inovação. Foi a instituição de ensino particular de São Gonçalo que idealizou o desfile cívico de 22 de setembro – data em que se comemora a emancipação política da cidade – e foi o pioneiro em disponibilizar transporte escolar próprio para seus alunos.


            A ideia, em disponibilizar transporte escolar, surgiu devido à grande extensão territorial de São Gonçalo, composto por 92 bairros, e a dificuldade de acesso ao transporte público pelas crianças e jovens. Isto gerava ociosidade na quantidade de matrículas do colégio. Para solucionar o problema, o diretor e um dos donos, Helter Barcellos resolveu adotar o transporte escolar em meados da década de 1970. 

"Lembro-me bem de quando criei as rotas do Colégio São Gonçalo. Era na época da segunda crise mundial do petróleo, na década de 1970. O Colégio comprou cinco ônibus a prazo da (empresa) 1001. Eram ônibus usados. Quatro andavam pelas quatro primeiras rotas: Dr. March, Porto Velho, Alcântara e Mutuá. Um ficava de reserva para qualquer enguiço dos demais. Não se pagava nada. Os ônibus eram inteiramente grátis. Chamaram-me de louco. Como, numa época em que os combustíveis subiam loucamente eu tinha a loucura de oferecer de graça algo que estava se tornando cada vez mais caro. Certamente eu iria falir! Não levavam em conta que o Colégio tinha uma grande ociosidade e que o preenchimento dessa ociosidade daria para pagar toda a despesa e o investimento e ainda nos daria um belo lucro. Eu havia calculado tudo. Resultado: em dois anos o Colégio estava pondo aluno pelo ladrão... Aí todos os outros colégios aderiram ao transporte escolar para não perder a concorrência. Eu me divertia muito,  pois todos aqueles que riam de mim agora seguiam meus passos. Infelizmente a avareza dos meus colegas de direção do colégio levou-nos a terminar com a gratuidade integral do transporte. Eles sempre estavam pensando em ganhar mais... Posteriormente, quando saí da escola em 2005 resolveram, logo após, acabar com o transporte. E acabaram com o Colégio. Pena ! A burrice e a ganância das pessoas acabam com coisas bonitas como a história do transporte escolar do CSG". (Prof. Helter Barcellos, ex-diretor e um dos donos do Colégio São Gonçalo).

            Cinco ônibus usados foram comprados à prazo da Auto Viação 1001. Inicialmente, eles eram inteiramente gratuitos, o que atraiu novos alunos e manteve os que já estavam matriculados. Quatro deles faziam suas rotas pelos diferentes bairros, enquanto um servia de reserva caso algum deles enguiçassem:

Centro – Barreto
Centro – Porto Velho
Centro - Mutuá
Centro – Alcântara


As rotas que fizeram parte da história do Colégio São Gonçalo e do Brasil

Metropolitana 1970 - na época que pertencia à 1001

Ciferal Urbano 1976 – época em que  pertencia à 1001

Metropolitana 1970 - Como Oficina - em seus últimos anos no Colégio São Gonçalo. Detalhe para a grade do motor substituída por outra fabricada na própria oficina do Colégio, após se chocar com um poste. O pára-choque resistiu bravamente e o para- brisa não quebrou.


            Em poucos anos, a demanda aumentou consideravelmente, havendo a rápida necessidade de adquirir mais ônibus. Para que a manutenção fosse confiável, também se criou uma oficina própria, localizada atrás do clube Tamoio. Isto também reduziria os custos com a manutenção, pois lá se faria absolutamente tudo: mecânica, pintura, borracharia, abastecimento e depósito de diesel, adquirido em grande quantidade, diminuindo o preço do combustível e eliminando o risco de ficar refém dos preços mais caros dos postos de combustíveis convencionais. 

Movimentação das rotas saindo do Centrinho

            Através das unidades Gonçalão (sede), Neves, Centrinho e Gonçalinho, o Colégio São Gonçalo chegou a ter cerca de 25 ônibus, conseguindo abranger praticamente todos os bairros da cidade de São Gonçalo e até alguns de Niterói, como Centro e Icaraí. Entre vários modelos, alguns foram considerados raridades nacionais no cenário da busologia, como o Metropolitana fabricado em 1970 do primeiro lote comprado pela 1001 – chegando a fazer a rota 1 e 3 - e funcionando como Rota Oficina nos últimos anos. Seu potente motor LPO-344 o possibilitava rebocar com grande facilidade as rotas que enguiçavam. Para isso foi feito um engate na sua traseira, ali era encaixado uma peça que o ligava à rota enguiçada, para ser levado à oficina.

Oficina do Colégio São Gonçalo - atrás do clube Tamoio

Garagem do Colégio São Gonçalo em seus últimos dias de funcionamento - atrás do Clube Tamoio

Engate do Metropolitana 1970 para rebocar os demais ônibus
            Entre outros modelos notáveis estavam o Ciferal Urbano 1976, Ciferal Tocantins 1978, Caio Gabriela 1979 e Ciferal Alvorada (curto) 1986. Outro mais comum era o Ciferal Alvorada  (rota 1).

Ciferal Alvorada - na foto ele já havia sido vendido - fazia a rota 1

Ciferal Urbano  - 1976 – próximo à Oficina


Ciferal Tocantins 1978

Caio Gabriela 1979 – na foto ele já havia sido vendido – fazia a rota 6

Ciferal Alvorado (curto) 1986 - fazia a rota 11 - na foto ele já havia sido vendido a uma Igreja de São Gonçalo
            Os últimos modelos adquiridos foram cinco unidades do modelo Marcopolo Torino (1993). Com a crise do Colégio São Gonçalo a partir de 2008, alguns foram vendidos aleatoriamente para pagar motoristas, monitoras e mecânicos. Em janeiro de 2010, todos eles foram vendidos. Com isso, a quantidade de alunos reduziu drasticamente. No final do mesmo ano, cerca de 500 alunos estavam matriculados (número muito inferior aos cinco mil dos anos anteriores). Sem saída e com muitas dívidas, o Colégio São Gonçalo fechou suas portas.

Marcopolo Torino 1993 - repousando na garagem do Colégio - este fazia a rota 5
            Vários ônibus foram comprados pelo Ricardo Pericar. Alguns foram revendidos para igrejas de Nova Iguaçu e Queimados. Um foi transformado em ônibus trio elétrico e outro em trem. Algumas raridades ainda permanecem com Pericar, como o Metropolitana 1970 e Caio Gabriela 1979. Todos estes ônibus são símbolos da história educacional de São Gonçalo e do transporte brasileiro. O modelo da carroceria Metropolitana, por exemplo, é último modelo que se tem notícia da série 1970. Devido à sua extrema raridade, sua preservação e restauração é esperada com grande anseio pelos amantes de ônibus antigos.

Ônibus transformado em trenzinho.

Ciferal Tocantins 1978 - vendido para Queimados
Ciferal Tocantins 1978 - transformado em Trio Elétrico
Ciferal Tocantins 1978 - vendido para uma igreja de Nova Iguaçu – fez rota 10 e 13

Metropolitana 1970 - resistindo bravamente nos dias atuais. Sua preservação e restauração é esperada com grande anseio pelos amantes de ônibus antigos.





Sobre o Autor:

 José Eduardo Testahy dos Santos Júnior
José Eduardo Testahy dos Santos Júnior estudou no Colégio São Gonçalo entre 1993 e 2006. Busólogo e graduando em Psicologia na Universidade Estácio de Sá. Nas horas vagas escreve em seu site, www.testahy.com.br.  Facebook: José Eduardo Testahy

11 comentários:

  1. Muito legal, época boa. Kkkkkkkk no. Relembrar

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  2. Poxa ki história linda.
    Estudei lá em 81,82,83,84.
    Participei dá banda.
    Participei do curso de salão com professor Galo enfim só lembranças Maravilhosas

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    Respostas
    1. Estudei nessa época também,em 80,81,82,83, o no curso IMPACTO, época do professor de química e coordenador JOSÉ NILSON .

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  3. Pegava a Rota 4 e participei da Banda comandada pelo Sargento. Velhos tempos! O Colégio acabou? Não moro mais em S Gonçalo.

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    Respostas
    1. José Eduardo Testahy Jr.18 de março de 2021 às 05:01

      Acabou sim, em 2011.

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    2. Eu também era da rota 4 com o melhor motorista do colégio o baixinho careca.

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  4. Excelente!!! Sds dessa época...andava na rota 8.

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  5. Excelente!!! Sds dessa época...andava na rota 8
    Luis Eduardo

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Fiz todo os meus estudos lá. Do Jardim ao 3º ano do 2ºgrau. Joguei basquete pela escola com Prof. Alex. Me formei em 1996 turno da noite em Admnisrtação.

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