*Mapa Cultural RJ
Bandeiras SG é um acervo de pinturas sobre tela pertencentes ao grupo Cáfaro Artes visuais, dirigido pelo arte educador e curador Mário Candido Vieira. "O acervo é resultado de um projeto plástico e conceitual pensado para renovar o ambiente das artes visuais e provocar um movimento nas questões sociais e políticas em São Gonçalo a partir do ano de 2004", conta Mário Candido, que forma o grupo ao lado dos artistas gonçalenses Alfredo Lagaris, Beth Moreira Neves, Edson Santana, Kelly Maurício, Michela Anne, Michel Soares, Nanci Brito, Oswaldo Eurico e Tarsila.
Tais artistas se uniram para superar o que viam como um "panorama nada favorável para a pintura gonçalense", extremamente focada em retratar prédios históricos do município e influenciada pela baixa auto-estima de seu povo, cada vez com menos referências identitárias. A proposta do Cáfaro foi, então, que cada artista partisse da imagem da bandeira oficial do município, ressignificando seus símbolos a partir de uma reflexão do que era viver em São Gonçalo, considerando o passado, o presente e o futuro e a pertinência das questões de identidade que geraram a configuração da bandeira quando foi criada, em 1969.
O uso da bandeira como base das pinturas não teve objetivos ufanistas ou de exaltação cívica, explica Mário: "Marcado por forte viés crítico, o Bandeiras SG foi um marco na vontade de rediscutir a cidade, em uma época de profundo marasmo, onde podíamos encontrar como exceção, no nível de repercussão que buscávamos, apenas as vozes de Claudinho e Buchecha, gonçalenses que vinham gritando “ressuscita São Gonçalo!”, como na abertura do Rap do Salgueiro. Depois das diversas exposições e matérias nos meios de comunicação da cidade, em Niterói e no Rio de Janeiro a respeito das obras do acervo, aos poucos a bandeira e o brasão de São Gonçalo passaram a ser utilizados fora das datas cívicas como símbolo tanto pela prefeitura quanto pelos cidadãos gonçalenses, que deles foram se apropriando. Hoje, proliferam na internet tanto a bandeira quanto o brasão como marca de diversas iniciativas, associações e páginas pessoais".
O acervo é administrado pelo Grupo Cáfaro.
Veja o acervo das pinturas clicando em https://www.flickr.com/photos/tafulhar
Endereço: São Gonçalo - Rio de Janeiro
Telefone: Mário Candido: 8515.5743 / 99567.9942 / Tarsila: 2712 8667 / 99661 8747
Fonte: Mapa Cultural RJ. Bandeiras SG. DIsponível em: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/bandeiras-sg. Acessado em: 25.03.2015.
0 coment�rios:
Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens