Blog sobre São Gonçalo. Rio de Janeiro.

Helter Jerônymo Luiz Barcellos*             Hoje, dia vinte e um de abril, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icb...

Icbeu: primeiro curso de línguas estrangeiras de São Gonçalo




Helter Jerônymo Luiz Barcellos*


            Hoje, dia vinte e um de abril, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) completa cinquenta e três anos de fundação. Lembro-me bem dos detalhes que cercaram a organização do Icbeu. Mathatias Bussinger, Joel Porto e eu, todos professores do ensino médio privado na cidade, constatamos que não havia sequer uma escola de idiomas em São Gonçalo.

            Quem queria estudar inglês tinha que se dirigir à Cultura Inglesa, na rua doutor Otávio Carneiro, em Icaraí. Era uma viagem!

            Fomos à Embaixada dos Estados Unidos, na cidade do Rio de Janeiro e, recebidos pelo Adido Cultural, dissemos do nosso desejo de iniciar em São Gonçalo uma escola de inglês sob os auspícios da representação diplomática dos Estados Unidos. Deveria a escola em questão se filiar ao centro de ensino binacional existente àquela época com cursos em algumas cidades brasileiras.

            Fomos bem acolhidos e, na tarde do dia vinte e um de abril de mil novecentos e sessenta e um, o adido compareceu a São Gonçalo e deu por iniciados os trabalhos de nossa organização.


Primeira sede do Icbeu -São Gonçalo (1961-1983). Fonte: MEMOR-SG


            A cerimônia se deu no quarto andar do Edifício São Francisco, na rua doutor Nilo Peçanha, 41, próximo à Praça doutor Luiz Palmier. Compareceram cerca de cem pessoas, notadamente diretores de escola e professores da comunidade. Discursaram o adido cultural americano e Mathatias Bussinger.

            Foram apresentados os primeiros professores, o cidadão inglês Edward Barwick e sua esposa Thetis Barreto Barwick. De início, só havia uma turma, com doze alunos apenas. Após dois anos de fundado, o Icbeu perdeu o concurso de Joel Porto e Mathatias Bussinger que eram também diretores do Colégio Paraíso que, em momento de grande crescimento, necessitava do concurso em tempo integral dos seus diretores. Permaneceu Helter Jerônymo Luiz Barcellos, como diretor presidente da instituição até os dias de hoje.


Edifício São Francisco (década de 60 e anos 2010)


            O Icbeu permaneceu na sua primeira sede até mil novecentos e oitenta e três, por longos vinte e dois anos. Em mil novecentos e oitenta e um, adquiriu uma área na rua doutor Francisco Portela e lá iniciou a construção de sua sede própria, inaugurada em agosto de mil novecentos e oitenta e três. A escola contava então com cerca de oitocentos alunos e era o maior centro de ensino de idiomas na cidade.

Sede atual do Icbeu - São Gonçalo. Pintura: Gizelle Araújo


            Na nova sede, o Icbeu sob a coordenação da professora Gilia Moreira Franco Barcellos, cresceu muito e hoje, com as suas filias do Alcântara e do Bairro Antonina continua sendo "top of mind" no setor em São Gonçalo. Hoje o Icbeu é um curso de idiomas (inglês, alemão, espanhol e mandarim) , um centro cultural e uma faculdade com cursos de Letras e Pedagogia. Por lá já passaram mais de cento e cinquenta mil alunos, muitos militando na área do ensino de idiomas no Brasil e outros trabalhando em vários países dos diversos continentes.


            Gostaria de saber se você pertence à família do Icbeu. Caso isto ocorra mande-nos uma mensagem. Gostaríamos de receber este presente num dia tão especial para todos nós.

Sobre o Autor:

 Helter Jerônymo Luiz Barcellos
Helter Jerônymo Luiz Barcellos. Formado em Direito (UFF) e Pedagogia (Faculdade Fluminense de Filosofia, Ciências e Letras). Diretor do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) e Presidente do Rotary Club de São Gonçalo 2012/2014. Foi Secretário Municipal de Educação em São Gonçalo, Fundador da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, Diretor de ensino do Colégio São Gonçalo. Fundador do Memor- Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisa e Promoções Culturais. Fabebook: Helter Barcellos.

0 coment�rios:

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Compartilhe no WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Creative Commons

Licença Creative Commons
O Site Tafulhar de Wilson Santos de Vasconcelos foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em https://www.tafulhar.com.br.