O Tafulhar já havia destacado essa informação, no artigo anterior. Inclusive, bem antes do Tafulhar, o Site Território Gonçalense do Jornalista Vagner Rosa Veja no link. Contudo, não custa nada ressaltar o quanto isso representa a nivel Estadual e Nacional.
São Gonçalo (RJ) possui a 3ª pior taxa de lixo acumulado nas ruas (14,3%), comparado com o Estado do Rio de Janeiro, que possui 92 municípios. É o 302ª pior do Brasil. Atente-se, caro leitor, que possuimos 5.565 municípios.
Tabela 1- Percentual de Lixo acumulado nas ruas, Rank dos 20 primeiros do Rio de Janeiro.
![]() |
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010 |
O que significa 14,3%? Significa dizer que a cada 100 casas em São Gonçalo temos 14 com lixo acumulado nas ruas.
Não bastando ter uma das piores taxas de lixo acumulado nas ruas, São Gonçalo (RJ) também possui um dos piores percentuais de esgoto a céu aberto do Estado (18,9%). Novamente, em 3° lugar. Tem a 1182ª posição no Brasil.
![]() |
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010 |
Como não consegui obter em nenhum site a relação dos municípios com a informação supracitada, resolvi dispor a relação total do Rio de Janeiro e Brasil.
Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE. |
Triste realidade gonçalense! Apesar da coleta de lixo regular as pessoas ainda jogam restos de podas de árvores, movéis velhos, lixo orgânico e até animais mortos em areas públicas. Verdadeiras lixeiras a céu aberto. Questão cultural do povo gonçalense mesmo. Próximo de onde moro existe uma área assim e, mesmo a atual companhia de limpeza retirando o montanha de lixo e entulho que se forma com o tempo, basta o caminhão sair e vai um lá e deposita mais lixo. Penso que se a PMSG construísse lixeiras de alvenaria ou colocasse caçambas amenizaria, embora não resolvesse, o problema. Já havia pensado em escrever solicitando isso a prefeitura ou sugerir tal ao meu vereador. Sua mensagem me motivou ainda mais a fazê-lo.
ResponderExcluirObrigado mais uma vez!
Cordial abraço,
Anderson Silva