Blog sobre São Gonçalo. Rio de Janeiro.

Fonte: Elaboração do autor Dos anos de 1940 aos anos de  2010,  um breve apanhado acerca da população gonçalense. Os anos de 19...

Mapa da população de São Gonçalo

Fonte: Elaboração do autor


Dos anos de 1940 aos anos de  2010,  um breve apanhado acerca da população gonçalense.


Os anos de 1940 foram marcantes para a sociedade gonçalense, época na qual a cidade atraiu um parque industrial considerável, destacado pelo médico e pesquisador Luiz Palmier quando denominou o distrito industrial de Neves de Machester Fluminense. 

Esse entusiasmo pode ter contribuído, sobremaneira, para atrair novos moradores e à consequente explosão demográfica que aconteceu em São Gonçalo entre as décadas de 1950 e 1970 quando as indústrias locais, e também de Niterói, atraíram um considerável contingente populacional no município.

O número considerável de lotes oferecidos em São Gonçalo, resultado da crise da citricultura, acaba por se desenvolver em paralelo ao processo de urbanização brasileira, onde a economia deixava de ser agrário-exportadora para ser urbano-industrial. O parcelamento das fazendas e sítios, em loteamentos, torna-se uma alternativa econômica para os proprietários. Estes loteamentos deram origem a vários bairros como: Boa Vista, Brasilândia, Jardim Bom Retiro...

Tabela 1 - População de São gonçalo, 1940-2010.

Entre os períodos de 1950/60 e 1960/1970, houve um expressivo crescimento das taxas anuais de crescimento populacional, determinado principalmente pela próspera industrialização da cidade, pelo loteamento de antigas fazendas, além da construção da Ponte Rio-Niterói. 

O declínio das taxas anuais de crescimento populacional nas ultimas décadas pode ser atribuído pela: hipertrofiação dos espaços urbanos gonçalenses e pela redução da fecundidade.

Gráfico 1 - Número de habitantes e crescimento populacional de São Gonçalo (RJ) – 1940-2010.



Fonte: Censos Demográficos, 1940-2010.

Na figura 1, apresenta o mapa de São Gonçalo contendo o número de habitantes por bairro e por sexo no formato Flash. Basta apenas passar o mouse sobre a figura. A legenda apresenta os bairros com menos pessoas, com as tonalidades mais claras e a medida que escurece maior é a quantidade de pessoas no bairro.


Figura 1- Número de habitantes de São Gonçalo (RJ) por bairro e sexo – 2010.


Fonte: Censo Demográfico, 2010.
Se não conseguir visualizar o mapa, favor instalar o Adobe Flash Player (clique aqui)



Referências Bibliográficas:

MENDONÇA, Adalton da Motta. Transformações sócio-econômicas no eixo Niterói- Manilha em São Gonçalo/RJ / Adalton da Motta Mendonça. – 2007.

MODESTO, Nilo Sérgio d’Avila. A (re)produção espacial em marcha na consolidação dos Grupos de Poder Hegemônico em São Gonçalo – RJ. PPG/UFF, Niterói, 2008.



Sobre o Autor:
Wilson Santos de Vasconcelos Wilson Santos de Vasconcelos é editor do Blog Tafulhar. Formado em sociologia pela UFF e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE.

3 comentários:

  1. Wilson,
    Parabéns pelo blog. As informações postadas de maneira cientifica são de extrema relevância.
    As informações contidas no Tafulhar revelam um por um lado a trist desigualdade social de nosso municipio; mas outro revela também um potencial econômico a ser construído.
    Um forte abraço,
    Parabéns pela iniciativa!
    Prof. Josemar Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Professor Josemar!

      Obrigado! Contarei com sua participação! A ideia é tafulhar conhecimento!

      Abraços

      Excluir
  2. Mestre Wilson, maravilhoso esse artigo que o senhor postou. Sou aluno do 3º Período de História e vou compor minha monografia sobre o mercado informal e o crescimento demografico em São Gonçalo.
    Espero poder contar com sua ajuda!
    Parabéns pela iniciativa.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, pois estimula novas postagens

Sugestões

Compartilhe no WordPress, Blogger...

Copyleft

Copyleft
O conteúdo do blog Tafulhar é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor e, se for o caso, à fonte primária da informação

Creative Commons

Licença Creative Commons
O Site Tafulhar de Wilson Santos de Vasconcelos foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em https://www.tafulhar.com.br.